segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Tive o privilégio de estar no Círio 2010.
Vou tentar compartilhar um pouco da minha experiência. Digo tentar, porque o Círio de Nazaré é extraordinário, e colocar em palavras é diminuir se real valor. Há no comando uma inteligência, que acredito que a condição humana não possa compreende la através da mente.
Entendi que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, é muito além de uma manifestação religiosa.
É a manifestação de Força, Amizade, União e Caridade (amor em prática) de todas as pessoas.

Fui com o coração aberto e limpando a mente de expectativas e julgamentos pude ver e vivenciar momentos lindos.
Ainda era madrugada quando desci as duas avenidas em direção à igreja da Sé.
Os carros já estavam se posicionando, as alas se formando. O capricho de cada detalhe mostrava a beleza interna de cada um que ajuda nos preparativos.
Uma a uma as pessoas iam chegando, chegando,chegando... chegando e se mesclando nas fitinhas alegres e coloridas.

Notável também são os voluntários. A cada alguns passos encontrava com equipes uniformizadas de voluntários, que distribuindo sorrisos contagiava a madrugada de alegria mostrando que ali estava o amor.
É mágico como o amor em prática (caridade) se vê durante o decorrer da procissão.
Vi uma pessoa que se ajoelhou, e com a imagem na mão começou sua peregrinação de joelhos. Naquele mesmo instante, como se um raio de Luz o envolvesse, surgiram pessoas que o cercaram para proteger, essas pessoas iam colocando papelões ao longo do asfalto para suavizar seu caminho. Outras pessoas surgiram dando-lhe água, outras o protegiam do sol, e outras ainda cuidavam de seus ferimentos.
Essas pessoas eram tão iluminadas, que tinham o semblante de anjos.
E, como se não bastasse assistir tamanho gesto de amor uns com os outros, presenciei o momento que para mim foi transcendental:
Essa pessoa que seguia a procissão de joelhos, junto com todas as outras que voluntariamente cuidavam da segurança dela, estavam já bem próximos da Basílica. E, naquele momento a Corda os alcançou.
A multidão de 2 milhões e 200 mil  pessoas estavam chegando com rapidez.
Foi quando uma das pessoas olhou para a procissão que avançava, e num gesto delicado e determinado, mostrou o “promesseiro”.
Como num instante de mágica, foi feito uma “pausa” na procissão, aguardando que o promesseiro se colocasse nas laterais da rua. Outro gesto mostrou que o promesseiro já estava em segurança, então as centenas de milhares de pessoas seguiram avançando na procissão.
Naquele momento eu vi o Poder do Círio.

É impressionante como um gesto de amor atrai outros gestos de amor, numa corrente extraordinária de amizade.
As pessoas que vão na Corda, são pessoas que tem que ter muita vontade. Não é fácil, porque a pressão é muito grande. A pessoa é pressionada na frente e atrás, dificultando a respiração. Na Corda é necessário força para manter-se nela.
A quantidade de pessoas que levam água para distribuir para quem está na Corda, é incontável.
Esses voluntários oferecem água na boca das pessoas que estão na Corda, para ajuda las a seguir o Caminho. E também jogam água no ar para poder refrescar do intenso calor.

Outro momento mágico foi quando vi tantas pessoas ao mesmo tempo jogando água nas pessoas que estavam na Corda, que formou  um túnel de água. Imagem fantástica que tenho gravado em meu coração.
E as pessoas que vão na Corda, estão todas descalças... elas tiram seus sapatos para não machucar a pessoa que está à frente e atrás. Fiquei emocionada com esse gesto coletivo.

O Caminho todo segue com multidões também nos prédios e casas. Essas pessoas, prestam homenagens, com chuvas de rosas, fogos de artifício, e tudo que de belo se possa imaginar. É o maior espetáculo de amor, por amor, que eu já vivi.
Durante a procissão, podemos ouvir a pessoa que está no carro de som orientando-nos durante a caminhada.
Teve um momento em que a Corda não andava. Travou tudo.
A pessoa do carro de som, nos encorajava para seguirmos a procissão com calma porém com determinação.

-Está difícil para todos. Mas nós precisamos andar.”

Ele estava sendo o Mensageiro.
E com um Tom Firme, Amoroso prosseguiu:

“...
- Vamos com Fé.
- Primeira Estação: Avancem.
- Segunda Estação: Avancem.
... ”

E a procissão andou. Em seguida, uma bateria de palmas da multidão. A multidão aplaudia o seu próprio esforço, e sua conquista de andar mais alguns passo.

Isto é de chorar de Lindo.

Me fez refletir, quantas vezes em minha vida, me vejo “travada”, sem saber como prosseguir. Mas a vida continua, e eu tenho que andar.
Hoje, quando me sinto cansada, desmotivada, presa entre apegos do mundo e ilusões, eu lembro dessa passagem do Círio, a voz do homem do carro de som que dizia com Fé:

“ – Avancem!”

E eu avanço.
Isto é um pouco do muito que recebi e aprendi estando no Círio.
Ao final da procissão, eu entendi o que o Bispo quis dizer na missa da Apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré:

“...
- Não desperdice nenhum gesto, nenhum olhar neste Círio. Nada é por acaso. Não desperdice um movimento...”

Fotografei tudo que pude. Mas digo que nenhuma imagem é capaz de transmitir a magía do Círio.
Os melhores momentos da nossa vida não são fotografados. São vividos com o coração.


Andréa de Camargo Vitório
Fotógrafa - São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário